Quais os tipos de estoques de varejo e como gerenciá-los da forma correta para evitar prejuízos

A gestão de estoque é crucial para o sucesso do seu varejo, porém, é necessário entender as técnicas e abordagens para obter bons resultados e realizar o seu monitoramento corretamente. 

É preciso estar atento a todas as etapas de entregas, assim como no recebimento e armazenamento de produtos de sua loja.

Neste artigo, explicaremos quais os tipos de estoque e como você deve realizar o seu gerenciamento da forma correta para evitar prejuízos.
 

O que é estoque e quais as etapas de entrega de pedidos


O inventário de estoque é o local onde encontra-se o conjunto de materiais, produtos ou mercadorias que uma empresa possui para atender a demanda de seus clientes, realizando o armazenamento de bens produzidos ou comprados que ainda não foram vendidos. 

As etapas de entrega de pedidos destes itens para a sua loja deve ser feita pelo setor logístico, e deve seguir as seguintes etapas: 
  • Criar a lista de aquisição de produtos para seu estoque;
  • Alinhar preços, horários e dias de entrega com o seu fornecedor;
  • Definir a equipe de contagem e recebimento de produtos;
  • Higienização do espaço;
  • Realizar a conferência de itens; 
  • Categorizar os produtos;
  • Executar a estocagem e armazenamento.

Quer saber como conquistar seus clientes de forma eficiente? Baixe agora gratuitamente nosso ebook “5 Dicas para otimizar o atendimento do seu estabelecimento” e aumente a credibilidade da sua  empresa com nossas dicas.


Estoque de ciclo

O objetivo do estoque de ciclo é garantir que a empresa tenha produtos suficientes para atender às necessidades de seus clientes, mesmo em situações imprevisíveis, como atrasos na entrega de fornecedores ou aumento repentino da demanda.

A falta de itens disponíveis pode trazer prejuízos para a sua empresa, como perda de vendas e clientes, baixa reputação, além de possíveis penalidades por não cumprir prazos de entrega. 

Portanto, manter um estoque de ciclo é uma estratégia importante para garantir que o seu negócio sempre atenda às demandas do cliente de forma confiável e consistente.


Estoque Sazonal 

Muitas empresas enfrentam variações na demanda de seus produtos ao longo do ano, como itens natalinos que vendem mais durante o fim de ano ou roupas de banho que têm maior demanda no verão.

Para manter a disponibilidade de produtos em sua loja, as empresas utilizam estoques sazonais em seu armazenamento, o que significa que eles mantêm um nível mais elevado de estoque durante os períodos de alta demanda e, em seguida, reduzem este espaço
quando a demanda diminui. 


Estoque de canal 

O estoque de canal é realizado por um intermediário ou distribuidor entre o fabricante, fornecedor, varejista ou consumidor final. Este pode ser um atacadista, um distribuidor, um importador/exportador ou qualquer outro tipo de pessoa que atue como um elo na cadeia de suprimentos.

O intermediário geralmente mantém um estoque de segurança para garantir que possa atender aos pedidos rapidamente e com eficiência, sem atrasos ou falta de estoque.

É importante que o estoque de canal seja gerenciado de forma eficiente e estratégica, a fim de equilibrar a oferta e a demanda, sem incorrer em custos desnecessários ou riscos excessivos.

Gostando do nosso artigo? Temos um presente para você! Baixe agora nosso ebook grátis “5 Dicas para otimizar o atendimento do seu estabelecimento” e aumente as vendas da sua loja seguindo dicas essenciais para satisfação de seus clientes. 

 

Otimize a gestão de estoque do seu varejo com as soluções da Anibaltec

A Anibaltec oferece a solução ideal para você gerenciar o seu estoque de loja com eficiência e praticidade garantindo que seus produtos estejam sempre em dia em suas prateleiras. 

Além disso, a nossa ferramenta também é excelente para a gestão comercial do seu estabelecimento, em que você poderá analisar seu setor financeiro, organizar a entrada e saída de produtos e organizar o fluxo de caixa. 

Fale agora com um de nossos especialistas e traga mais agilidade para a logística da sua loja com os produtos da Anibaltec

 

Editorial, 08.MARÇO.2023 | Postado em Geral


  • 1
Exibindo 1 de 1